Paleoarte

Inicio da modelagem em tamanho natural de Archaeopteryx em epoxi
 
 
Detalhe da texturização
 
 Iniciando a pintura com tinta acrilica
 
 Montagem das patas, asas e colocação das penas
 




  Archaeopteryx, arte final

 Protótipo de Neoproscinetes penalvai, modelado em clay
 
 Montagem da cama de massa para confecção de molde em silicone
 
 Molde de silicone
 
 Neoproscinetes penalvai, réplica produzida em resina de poliuretano, 30 cm
 
 
 




 Neoproscinetes penalvai, arte final
 
Protótipo de Tharrhias araripis modelado em clay, em processo
 
 
Molde de silicone
 
 Réplica produzida em resina de poliuretano
 

Tharrhias araripis, arte final 

 Protótipo de Rhacoleps buccalis modelado em clay, 15 cm
 


 Réplicas produzidas em resina de poliuretano
 
Cardume
 


Estudos e ilustrações em tamanho natural dos peixes
 
 Texturização e pintura da réplica de Dicinodonte
 


 Referência 1 metro
 
 Iniciando com as camadas de resina
 
 Bloco em processo
 
Um pouco sujo...esculpindo o fóssil do Dicinodonte
 
 Diorama com os peixes do Araripe montado no MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia) da UFPR, em Paranaguá
 

Vinctifer comptoni, réplica em resina produzida a partir de um protótipo modelado em clay
 

 Pequeno cardume com 3 réplicas de Rhacoleps buccalis, produzidos a partir de protótipo modelado em clay
 
Todos os animais foram modelados em tamanho natural. As informações da anatomi a e biologia dos animais reproduzidos foram obtidas em artigos ciêntíficos e livros sobre a fauna fóssil, paleoambiente e intereções ecológicas dos dioramas montados. 
 
 
 
 
 













Fotos do curso ministrado entre os dias 05 e 09 de novembro de 2012 com a equipe do Labmóvel, projeto da Universidade Federal do Paraná campus litoral, na cidade de Matinhos





 
 
 






 
 




Durante o curso fizemos alguns moldes de material biológico da coleção do Labmóvel, algumas conchas e uma pequena serpente do genero Helicops


 
 








Todos os alunos e professores do projeto participaram ativamente da confecção da réplica, pintura e montagem...muitos talentos unidos!









Réplica montada e pendurada em cima da bancada do laboratório!...ficou sensacional!!!
 
muito obrigado a todos que participaram do curso, um grande abraço e até breve!!!
 











Montagem e finalização da peça.





Início do processo de modelagem da Meganeura permiana. Viveu no período Permiano, a aproximadamente 295 milhões de anos atrás. .

Amonites.






Vértebra dorsal do Tapuiasaurus macedoi.




Pé esquerdo do Tapuiasaurus macedoi.


Réplicas de fósseis do Tapuiasaurus macedoi e amonites. Iniciando processo de pintura e texturização.



O Thalassodromeus sethi viveu no período Cretáceo, era carnívoro e pesava 35kg. Foi descoberto na Chapada do Araripe (CE). 
Tiarajudens eccentricus, o novo fóssil gaúcho descrito recentemente na revista SCIENCE, fiz esta ilustração como parte de um infografico publicado no Estadão em 25 de março de 2011. Para isso tive o prazer de trabalhar em contato com o paleontólogo Juan Carlos Cisneros que descreveu o animal com sua equipe, e com o grande reporter e amigo Alexandre Gonçalves. Tiarajudens faz parte de um grupo de animaios que esta intimamente relacionado aos primeiros mamíferos, e ja apresenta caracteristicas deste gurupo, tais como a heterodontia, ou seja, dentes com formas e funções diferentes. Mesmo sendo um hebivoro este animal apresenta um par de presas bem distintas com 12 centimetros, viveu há 260 milhões de anos entre o paleozoico e o mesozoico onde hoje localiza-se o pampa gaúcho.



Tiarajudens eccentricus, aqui a pagina finalizada...infográfico pronto, mais um trabalho com o amigo Glauco Lara!




Confuciusornis sanctus, é uma ave basal, do tamanho de um corvo, que habitou a Terra no periodo cretáceo entre 125 e 120 milhões de anos atrás. Os seus fósseis foram encontradas nas formações geológicas de Yixian e Jiufotang na China. Da mesma forma que as aves actuais, o Confuciusornis possuía um bico sem dentes. No entanto, parentes muito próximos das aves modernas, tais como Hesperornis e Ichthyornis, possuíam dentes, o que indica que a perda dos mesmos ocorreu de forma convergente entre os Confuciusornis e as aves que habitam hoje o nosso planeta. É a mais antiga ave conhecida a possuir bico,  Foi batizada com o nome do filosofo chinês Confúcio, e é um dos mais abundantes fósseis de vertebrados na formação de Yixian, onde várias centenas de animais completos e articulados foram encontrados.




Tapuiasaurus macedoi, o novo titanossauro brasileiro, as partes brancas mostram os fósseis encontrados...esta ilustra foi a base de todas os estudos e desenhos feitos para o caderno especial publicado pelo Estadão em setembro de 2010. Recentemente este caderno especial do Tapuiassauro ganhou mais um premio international o Malofej 19, na Espanha nas categorias impressa e digital, sndo o primeiro ouro da amarica latina para a versão digital...parabens a todos!!!




Stegosaurus stenops, sem duvida um dos dinossauros mais conhecidos, devido a aparencia nada convencional de suas placas osseas que se estendem pelo dorso do animal. Comparavel a um tanque de guerra, podia atingir os 9 metros de comprimento e os 4 metros de altura. Os primeiros vestigios fósseis de S. stenops foram descobertos no oeste norte-americano na decada de 1970, e desde então fósseis atribuidos a este animal são desenterrados datando do final do período Jurassico, aproximadamente 130 milhões de anos atras.




Tapuiasaurus macedoi, recriando a possivel aparencia em vida...fósseis originais deste gigante de 13 metros de comprimento e 4 metros de alturas estão expostos no museu de zoologia da USP, junto com uma réplica do esqueleto em tamanho natural, dando as boas vindas aos visitantas da nova exposição temporaria - CABEÇA DINOSSAURO, O NOVO TITÃ BRASILEIRO






                    Tapuiasaurus macedoi, réplica do cranio finalizada! e já exposta no museu de zoologia





Réplica do pé do Tapuiassauro pronta!...assim que foram entregues no museu, a equipe do laboratorio envolveu as peças em capas de gesso para que ficassem iguais aos materiais vindos do campo




Tapuiasaurus macedoi, o mais novo sauropode descrito no brasil!!!
Este é um animal especial pra mim, nos ultimos anos tive o enorme prazer de participar das escavações na cidade de Coração de Jesus, norte de Minas Gerais, como parte da equipe do laboratorio de paleontologia do museu de zoologia da USP e trabalhando ao lado de grandes amigos.
Durante o processo de descrição e preparação do material, o jornal O ESTADO DE SÃO PAULO acompanhou o trabalho no laboratorio, o que rendau em setembro de 2010 um caderno especial sobre os dinossauros do brasil e a descoberta do tapuiassauro. Assim tive a oportunidade de conhecer a editoria de arte do estadão e fui convidado a  desenvolver e participar de todo o processo de finalização do caderno, tanto nas ilustrações quanto nos infograficos.
Agora na ultima terça-feira, dia oito de fevereiro o museu de zoologia inaugurou a nova exposição temporaria, intitulada CABEÇA DINOSSAURO, O NOVO TITÃ BRASILEIRO em alusão ao rarissimo cranio completo encontrado junto aos restos fósseis do dinossauro.
Nesta exposição contribuo tambem junto de outros grandes artistas com ilustrações e réplicas dos fósseis originais, vou postar fotos de todo o trabalho de pintura e texpurização das peças, assim como os desenhos.
Durante todos esses anos de trabalho tive a sorte de conhecer e desenvolver projetos com pessoas incriveis, e hoje são meus grandes amigos, então gostaria de deixar aqui o meu cincero, muito obrigado a todos!!!


Caudipteryx zoui, descrito em 1998 este terópode foi descoberto na província de Liaoning, China, em sedimentos da formação iixiana que datam do período cretáceo entre 128 e 124  milhões de anos atrás. Seus fósseis extremamente bem preservados nos mostram penas bem desenvolvidas nos membros anteriores e na cauda, uma das mais curtas conhecidas em um dinossauro ate então...o corpo era coberto por uma plumagem  mais espessa. Suas patas eram longas e esguias, terminando em dedos igualmente longos, o que indica que este animal era um bom corredor. Assim como outros dinossauros não-avianos, o Caudipteryx comviveu com algumas aves basais, sendo assim, alguns pesquisadores acreditam que este pode ter sido um animal na qual, os ancestrais podem ter tido capacidade de voo, ou uma ave que descende de aves que perderam a capacidade de voar.




Ilustração do Tapuiassauro feita para a revista Carta Fundamental, uma publicação da Carta Capital


Esta pintura foi feita para a capa da revista Carta Fundamental, da Carta Capital...Tapuiasaurus macedoi
Tarbosaurus bataar, o representante asiático dos tiranossauros, seus restos fósseis são encontrados na Mongólia...com cerca de 12 metros de comprimento e 5 de altura, possui uma cabeça desproporcional ao corpo com pernas longas e gráceis...um corredor e mordedor do cretáceo!

Em homenagem ao aniversario de 100 anos da descoberta do Tyrannosaurus rex fiz esta ilustra, com certeza o responsavel por me apaixonar pela pre-historia e a vida selvagem da terra...valeu rex!!!


Ilustração do crânio de Tarbosaurus bataar